Pular para o conteúdo principal

Amizade perde a validade?


“Graças à amizade estão
presentes os ausentes
os pobres são ricos,
os covardes ficam valentes,
e o que é mais incrível,
os mortos vivem.”

CÍCERO


Amizade perde a validade?  Existe um ponto exato onde amigos passam a ser, sei lá, meros conhecidos, colegas ou ex-amigos?

Eu acredito que amigos são para a vida toda e tenho minhas teorias e crenças sobre o assunto. Uma delas é que a amizade não se perde com o passar dos anos e a distância, mas se transforma nos mais diversos tipos e formas, como o retrato de Dorian Gray. Sabe aquela música do Lulu Santos: “Nada do que foi será/ De novo do jeito Que já foi um dia Tudo passa /Tudo sempre passará... tudo muda o tempo todo no mundo...”?! Assim é a amizade. Mas não é a amizade que muda, são as pessoas. Sim, meu amigo, as pessoas mudam: eu mudo, tu mudas, Dorian Gray muda e isso é inevitável. À medida que a porcentagem de nossa vida evolui, mudam os conceitos, crenças e necessidades. E com isso, mudam as amizades. Talvez não seja bem isso que quero dizer, não é que a amizade muda, mas às vezes aquela identificação que tínhamos antes talvez não seja mais a mesma e uma das pessoas (ou ambas) acabe olhando e seguindo em outra direção e aquela identificação toda acaba se perdendo pela estrada.

Mas mesmo assim continuo achando que a amizade prevalece, apesar da distância ou ausência, mesmo que já não haja mais toda aquela intimidade e cumplicidade. Cada amigo que passou em minha vida teve sua importância e de alguma forma contribuiu para aquilo que sou hoje (“... somos o que há de melhor, somos o que dá pra fazer...” HUMBERTO GESSINGER).

Um exemplo que ilustra muito bem o que quero dizer ocorreu quando morava em Fortaleza. Um belo dia (“parece que foi ontem, parece que chovia”) meu amigo Tibúrcio bateu à porta para tomar um chimarrão e contar uns causos. Bah fazia anos e anos que não nos víamos. Eu saí de Ijuí em 1994 e o Karlinski pouco tempo depois (casou e foi embora, não necessariamente nesta mesma ordem) e depois disso foi um ou dois encontros casuais na “terrinha” e nada más. E, apesar do tempo que passou e dos rumos diferentes que cada um seguiu, algo meio que ficou parado no tempo. E foi assim meu encontro com o Marcos, no início talvez um pouco tenso, com um pouco de cerimônia, afinal de contas, já haviam se passado anos da última vez que conversamos. E agora eu estava casado e ele também, sem um conhecer a Frida do outro. Mas como sempre, ou quase sempre, a amizade falou mais alto e passamos bons momentos enquanto ele esteve por lá. Bons momentos guardados na memória e nas fotografias.

E é isso, amigos são como tatuagens, que podem estar desbotadas, quase apagadas, mas continuam lá, mesmo que não tenham mais o brilho de outrora. Isso é bom, mas é ruim, mas é a vida...
Vinícius disse: “que seja eterno enquanto dure...” e Pablo Sant’Ana rebateu: “o amor e a amizade não são eternos enquanto duram, são eternos, mesmo depois que acabam.”

Comentários

  1. Tche!
    Fala meu parceiro.
    Percebi que você gosta de escrever.. o meu blog ainda está parado! (rs)

    Acredito que exista amizade durável e não-durável.. Recentemente fui a uma cidade que morei a uns 6 anos atrás e revi os meus amigos.

    Muitos deles vieram me cumprimentaram com entusiasmo e fizemos aquela farra, mas fiquei triste por que vi alguns amigos me evitando.

    Ainda não sei o motivo de me evitarem. Enfim, passou!

    Quando a amizade é verdadeira, você evita os incidentes e procura viver somente o que ficou de bom. Talvez com um pouco de nostalgia, mas vive o lado bom!

    Esse é meu ponto de vista..

    Abraços
    Tcheeeeee!

    ResponderExcluir
  2. Realmente amizade não perde a validade, mesmo que os amigos demorem séculos a enviar emails, não escrevam mais cartas, não se encontrem, continuarão amigos, "mesmo q o tempo a distância digam não"...

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a Marcia, e acrecento, muitas pessoas confundem amizade que tem um sentido mais amplo com uma simples convivencia e para mim a verdadeira amizade não perde a validade se perder nao era verdadeira...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aníbal - Carência (1989)

Aníbal foi um cantor que surgiu em 1989 e, aparentemente, lançou somente um disco. Foi um som que marcou minha adolescência e traz lembranças da terrinha (Ijuí/RS), dos amigos. Para quem quiser conferir, pode baixar o arquivo no 4Shared ( clique aqui ).  

Qual é a maior dificuldade do ser humano?

Pensa rápido: qual é a maior dificuldade do ser humano? Pensou? Bom, eu também não sei, por isso mesmo que perguntei. Mas sinto que as pessoas tem muita resistência à mudança. Não estou falando simplesmente sobre mudar de endereço ou de emprego, mas sim na mudança de hábitos e, principalmente, mudar aquilo que nos deixa infelizes, angustiados ou simplesmente aquele sentimento de insatisfação que vai corroendo por dentro. Ficamos acomodados em nossas vidas mesquinhas, com medo de encarar o desconhecido e aquela situação que era para ser passageira vai se enraizando cada vez mais e, por fim, acaba tomando conta da nossa vida. Lógico, é mais fácil deixar tudo como está e ver no que vai dar do que arregaçar as mangas e ir à luta. “Os barcos estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que foram construídos.” Alguém pode dizer: "ah, melhor ficar com o pouco que tenho do que arriscar e ficar sem nada", ou então "por que começar de novo, numa nova Cidade ou Estado

Relógios exóticos

Os seres humanos começaram a contar as horas olhando para cima e definindo a posição do sol. Depois vieram as ampulhetas e os relógios de água. A identidade do criador do relógio mecânico é recheada de controvérsia. Para uns veio do Oriente, já que Carlos Magno teria ganho um mecanismo de medição de horas do califa de Bagdá. Para outros, foi um arcebispo de Verona em 800 d.C., e há quem atribua o fato para o Papa Silvestre 2º. O relógio de bolso surgiu em torno de 1.500 e credita-se a invenção do modelo de pulso a Santos Dumont e Louis Cartier (aqui também há gente que discorda do acontecimento). Seja lá quem foi o pai da sensação de estarmos atrasados, o relógio de pulso pode dizer muito da personalidade de quem usa, já que existem os modelos mais esportivos, outros mais clássicos e até mesmo os vintages. E é um campo fértil para os designers e tecnólogos, por isso selecionamos dez relógios totalmente diferenciados e com alguns a leitura de horas pode ser tão complicada quanto enten