Pular para o conteúdo principal

Manhãs de domingo

Manhã de domingo, véspera de mais um GreNal, sol, frio, chimarrão e silêncio. A casa dorme. O Iron está dormindinho no meu colo e a “televisão” apresentando o programa Globo Rural. Não sou fazendeiro, não moro em uma chácara nem tenho qualquer tipo de criação, nem uma simples horta. Mas mesmo assim gosto de assistir ao programa, assim como gosto de chimarrão. É como se fosse um ritual, faz parte do meu ser.  E adoro o silêncio das manhãs de domingo, são os momentos que trazem paz de espírito, calmaria.

Nesta semana recebi um PowerPoint com fotos antigas de Porto Alegre. E uma foto me chamou a atenção. Nela aparece um cidadão com a calça “remangada”, caminhando tranquilamente pela rua (talvez não tão tranquilo assim) seguindo seu rumo. Mais um anônimo na multidão. O ano era 1941. Obviamente não vivi esta época, mas sinto certa nostalgia daquele tempo. Sei lá, pode parecer bobagem minha, mas a impressão que eu tenho é de que naquela época as pessoas viviam mais, não no sentido de tempo de vida, mas sim qualidade. Com certeza havia um maior contato entre as pessoas, até porque eram “tempos difíceis”, limitados tecnologicamente.
Admito que hoje não imagino minha vida sem a Internet, mas mesmo assim gostaria de ter vivido aquela época, mesmo que por alguns instantes.E se fosse eu caminhando naquela rua, de chapéu e tudo? Estaria indo à redação de algum jornal, onde trabalharia como editor ou cronista. E o tema da coluna seria a nostalgia do século passado, onde a vida deveria ter sido melhor, sem as máquinas de escrever, onde as colunas eram escritas com penas e tintas, à luz de velas ou lampiões. Ah, e com certeza na Porto Alegre daquela época não tinha enchente e o Mercado Público não estaria debaixo d’água (suspiro). Coluna esta que iria datilografar na minha Remington, sem saber que a Remington desenvolveu sua primeira máquina em 1873. Lógico, onde eu iria pesquisar isso? No Google?

O sentimento que fica é que à medida que a tecnologia avança as pessoas vão sentindo falta daquilo que viveram no passado. Putz, hoje eu converso com meu colega, que senta à minha frente, pelo Talk. É o fundo do poço, o sinal do fim dos tempos. Mas ao mesmo tempo posso conversar com meu amigo que mora lá na “Conchinchina” e seguir baixando meus seriados e filmes.

E assim a vida segue seu rumo, sempre em frente, pelos seus tortuosos caminhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aníbal - Carência (1989)

Aníbal foi um cantor que surgiu em 1989 e, aparentemente, lançou somente um disco. Foi um som que marcou minha adolescência e traz lembranças da terrinha (Ijuí/RS), dos amigos. Para quem quiser conferir, pode baixar o arquivo no 4Shared ( clique aqui ).  

Qual é a maior dificuldade do ser humano?

Pensa rápido: qual é a maior dificuldade do ser humano? Pensou? Bom, eu também não sei, por isso mesmo que perguntei. Mas sinto que as pessoas tem muita resistência à mudança. Não estou falando simplesmente sobre mudar de endereço ou de emprego, mas sim na mudança de hábitos e, principalmente, mudar aquilo que nos deixa infelizes, angustiados ou simplesmente aquele sentimento de insatisfação que vai corroendo por dentro. Ficamos acomodados em nossas vidas mesquinhas, com medo de encarar o desconhecido e aquela situação que era para ser passageira vai se enraizando cada vez mais e, por fim, acaba tomando conta da nossa vida. Lógico, é mais fácil deixar tudo como está e ver no que vai dar do que arregaçar as mangas e ir à luta. “Os barcos estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que foram construídos.” Alguém pode dizer: "ah, melhor ficar com o pouco que tenho do que arriscar e ficar sem nada", ou então "por que começar de novo, numa nova Cidade ou Estado

Certa noite de chuva - David Coimbra

Chovia muito no último dia em que vi meu pai. Eu estava com oito anos de idade e padecia na cama com 40ºC de febre. Amígdalas. Meus pais tinham se desquitado havia já alguns meses. Eu, meus irmãos e minha mãe morávamos num apartamento de um quarto na Assis Brasil. Ele foi nos visitar e deparou comigo tiritando sob a coberta. Lembro com nitidez daquela noite, dele parado à soleira da porta do quarto, de pé, olhando-me, e minha mãe ao lado, com o papel da receita do médico na mão. Ele tomou a receita e ofereceu-se para ir à farmácia. Deu as costas para o quarto, mergulhou na escuridão do corredor e foi embora. Nunca mais o vi. Logo depois ele se mudou para outro Estado, no Centro-Oeste, e lá construiu o resto da sua vida. Um dia de 2001 alguém me disse: - Teu pai morreu ontem. E eu não sabia o que sentir. Não conto essa história com ressentimento. Porque acho que entendo o que aconteceu com meu pai, naquela noite de chuva. Ao sair do apartamento, ele de fato tencionava comprar o