Pular para o conteúdo principal

Fragmentos de uma infância feliz

Hoje fui passear no mercado municipal e adivinha o que encontrei?! Bergamota. Daquela comum mesmo, que raramente se vê nos mercados. Comprei um sacão cheio e agora to aqui sentado, comendo e com um sorriso estampado no rosto. O gosto e o cheiro trouxeram tantas lembranças. Na casa do meu pai tinham várias árvores de frutas – amora, pitanga, aritcum, laranja, bergamota, ameixa, limão, canela (que não é fruta, mas conta também), lima, abacate e pêssego.

Um paraíso. Não tem como descrever o gosto de comer a fruta diretamente do pé, é outra coisa. A gente subia na árvore e ficávamos sentados no telhado da garagem do vizinho, comendo uma bergamota atrás da outra. O pé de aritcum tinha um significado todo especial.

Tem gente que conhece como fruta do conde, mas pra mim é aritcum, assim como mandioca é mandioca, nem vem com esse negócio de aipim. Hoje em dia é muito raro ver uma árvore dessas, mas quem tiver a oportunidade verá a diferença dessa coisa açucarada que compramos no mercado. Mas essa árvore era especial. Era uma árvore frondosa, enorme, imponente. E o formato dos seus ramos era perfeito para ser nossa nave espacial. Não era muito fácil subir nela e dava certo medo de cair, mas eu ficava na minha cabine e o Cóco na dele e nossa imaginação voava longe, tinha raio disso e daquilo e as outras árvores era naves alienígenas que tínhamos que abater.

São esses pedaços da infância que fazem o coração disparar e deixar os olhos cheios de lágrimas. Não sei se é porque estou me sentindo mais sensível, mas fiquei emocionado ao lembrar estes momentos... Momentos mágicos, marcados pela ingenuidade e pela inocência...

Comentários

  1. os paulistas ficam rindo quando eu falo bergamota hehehe

    já fui em osório descer aquele morro na trilha com um saco de bergamota hehehe cherão forte e boas risadas.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. As famosas 'bergas' eram ainda melhores se comidas empulerados encima do pé de bergamoteira. Que tempo maravilhoso!!! Obrigada Daniel por me fazer lembrar desse tempo mágico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Aníbal - Carência (1989)

Aníbal foi um cantor que surgiu em 1989 e, aparentemente, lançou somente um disco. Foi um som que marcou minha adolescência e traz lembranças da terrinha (Ijuí/RS), dos amigos. Para quem quiser conferir, pode baixar o arquivo no 4Shared ( clique aqui ).  

Qual é a maior dificuldade do ser humano?

Pensa rápido: qual é a maior dificuldade do ser humano? Pensou? Bom, eu também não sei, por isso mesmo que perguntei. Mas sinto que as pessoas tem muita resistência à mudança. Não estou falando simplesmente sobre mudar de endereço ou de emprego, mas sim na mudança de hábitos e, principalmente, mudar aquilo que nos deixa infelizes, angustiados ou simplesmente aquele sentimento de insatisfação que vai corroendo por dentro. Ficamos acomodados em nossas vidas mesquinhas, com medo de encarar o desconhecido e aquela situação que era para ser passageira vai se enraizando cada vez mais e, por fim, acaba tomando conta da nossa vida. Lógico, é mais fácil deixar tudo como está e ver no que vai dar do que arregaçar as mangas e ir à luta. “Os barcos estão mais seguros nos portos, mas não foi para isso que foram construídos.” Alguém pode dizer: "ah, melhor ficar com o pouco que tenho do que arriscar e ficar sem nada", ou então "por que começar de novo, numa nova Cidade ou Estado

Relógios exóticos

Os seres humanos começaram a contar as horas olhando para cima e definindo a posição do sol. Depois vieram as ampulhetas e os relógios de água. A identidade do criador do relógio mecânico é recheada de controvérsia. Para uns veio do Oriente, já que Carlos Magno teria ganho um mecanismo de medição de horas do califa de Bagdá. Para outros, foi um arcebispo de Verona em 800 d.C., e há quem atribua o fato para o Papa Silvestre 2º. O relógio de bolso surgiu em torno de 1.500 e credita-se a invenção do modelo de pulso a Santos Dumont e Louis Cartier (aqui também há gente que discorda do acontecimento). Seja lá quem foi o pai da sensação de estarmos atrasados, o relógio de pulso pode dizer muito da personalidade de quem usa, já que existem os modelos mais esportivos, outros mais clássicos e até mesmo os vintages. E é um campo fértil para os designers e tecnólogos, por isso selecionamos dez relógios totalmente diferenciados e com alguns a leitura de horas pode ser tão complicada quanto enten